segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A praça é nossa!

(postagem originalmente postada por mim no blog tabernusexdraco no dia 15/02/11)

Como alguns já sabem, eu sou dos que curtem muito um bom papo abstrato, gosto muitíssimo de trabalhar no campo das idéias, mas essas mesmas pessoas sabem que eu tenho o forte hábito de tentar transformar idéia em práxis. Logo a postagem de hoje não fugirá muito dessa ótica, porem garanto que é bem simples. (ou não)

Bem, tudo começou quando eu estava na casa do meu grande amigo Nicholas e ao chegar a sua casa percebi que Sylvia, mãe do Nicholas, estava ansiosa para contar as novidades de sua recente viagem. Viagem essa que teve por destino França, Inglaterra e Holanda, um roteiro turístico de instigar a imaginação de qualquer um que não tenha conhecido tais lugares. Em meio a um turbilhão de fotos extraordinárias, todas acompanhadas de comentários maravilhosos e instigantes, um comentário me chamou a atenção. O que me chamou a atenção foi o aproveitamento do espaço público urbano, que por “n” motivos é monstruosamente melhor aproveitado que aqui na terra Brazilis.

Não quero e nem vou entrar nos méritos do por que grande parte de europeus aproveitam seus espaços públicos, a questão aqui é; por que nós brasileiros não aproveitamos? Acredito que é direito de todo cidadão poder aproveitar o espaço a sua volta, mas quando falo “espaço a sua volta” não me refiro ao meio fio que fica em frente a nossas casas, me refiro a um espaço onde pessoas possam conversar, tocar um violãozinho, debater, ler um livro, lanchar ou simplesmente apreciar o ambiente. O espaço público é um ambiente inclusivo e não exclusivo, um lugar para chamar de nosso, sem restrições sociais, um lugar para dividir momentos ou simplesmente estar só na presença de “desconhecidos”, desconhecidos estes que podem vir a ser conhecidos através desse mesmo espaço.

Nosso município pouco investe nesta área, mas essa responsabilidade também é nossa, pois quase não usamos o pouco que temos, pelo menos em nossa região. Com esta observação final eu gostaria de lançar um desafio, uma experiência. Temos uma pseudo praça, mais conhecida como rotatória, que fica em frente a Av. Central. Lá temos um espaço que não é utilizado para quase nada; o desafio consistirá em cada um de nós chamarmos alguns amigos e lá fazer uma reunião com direito a muita Ruffles, Doritos, Coca-Cola, musiquinha acústica e claro muita conversa fora. Acredito que é um caminho interessante para sairmos do discurso, eu espero com essa atitude encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo, com o tempo quem sabe nossa prefeitura faça algo. A questão é que podemos fazer algo, só depende de nós. ; )

Um comentário:

  1. Linda ideia meu amor, a unica coisa que ficou pessima foi o titulo: a praça eh nossa! hauiha.
    Boa sorte, espero que voce e os meninos consigam mostrar e atingir o objetivo de voces.

    ResponderExcluir